Elizene Lúcio Freira

A Dama dos Olhos Brilhantes
TRAILLERFILME
  • SINOPSE

Nasceu no Sítio Cavaco, em uma paisagem expressionista, onde à natureza produziu os efeitos da alquimia do belo e o clima temperado captado da imensidão espacial, que exerce um papel importante na atmosfera da localidade.
Quando criança brincou muito e sempre ajudava sua mãe Inês Nunes, nos afazeres da velha casa de taipa de chão batido. Buscar água em uma fonte cristalina e doce, na sua infância era constante!
Presenciou seu tio José Lúcio de Melo, em plenas campanhas eleitorais e seu pai João Lúcio da Silva, iniciando sua carreira política vitoriosa e esta cidade ainda muito pequena na década de 1950.
A malha envelhecida do tempo e o magnetismo empregnado em suas lembranças fazem desta dama enveredadora de caminhos, cujas paisagens descritas, revelam o extraordinário cenário onde ela viveu.
Ela é como um luminoso fenômeno e suas ações engrandecem esta cidade, sendo uma admirável artista no ateliê da existência!
Ainda jovem, mudou-se para Praça Marques da Silva, onde viveu uma juventude cheia de alegria e muita paquera no centro, nas proximidades da fonte luminosa na Praça Marques, construída por seu pai, quando este foi prefeito.
A admiração que tem de seu padrinho e tio Pedro Correia das Graças, enche – lhe de emoção e seus olhos marejam de saudade!
Disse Santo Agostinho : ” O presente é a memória do passado e o futuro é a consequência do presente” . Elizene, um passado glorioso, de um presente bem vivido, de um alongado futuro!
De origem dos primeiros povoadores deste município, seu bisavô materno, Ventura José de Farias, nasceu no Sitio Mangabeiras em 1844, filho de João de Deus Nunes da Silva e o mesmo desbravou o Cavaco em 1862, neta de Vicente Nunes de Albuquerque, bisneta de Manoel Nunes de Albuquerque, fundador do Sítio Caititus em 1859, tataraneta de Francisca Maria das chagas, irmã de Manoel André e fundadora do Sítio Baixão em 1859, inevitavelmente, Elizene Lúcio Freire, é uma das Raízes tradicionais de Arapiraca.

FICHA TÉCNICA:

Idealização e Direção:
Ricardo Nezinho

Entrevistado:
ELIZENE LÚCIO FREIRE
Data de nascimento 06 de dezembro de 1936

Entrevistador:
Aldo CS

Local de Gravação:
Cavaco – Arapiraca/AL

Data da Gravação:
31 de janeiro de 2018

Revisão Editorial:
Davi Salsa

Historiador:
José Sandro da Silva

Produção Executiva:
Ricardo Nezinho
Sandro Ferreira
Aldo CS
Davi Salsa
José Sandro da Silva

Diretor de Produção:
Aldo CS

Filmagem e Fotografia:
Sandro Ferreira

Edição e Animação:
Tony

Técnico de Som:
Sandro Ferreira

Projeto Gráfico:
Aldo CS

Colaboradores:
Isve Cavalcante
Bruno Nunes
Suely Mara Lins
Victor Valentim
Manoel Angelino
Fábio Barros
Igor Nicácio Silva

Projeto Gráfico
Duende CS

Trilha de Abertura:
Marcos Sena
Jovelino Lima

Artista Plástico:
Marcelo Mascaro

Produtora:
Raízes de Arapiraca
www.raízesdearapiraca.com.br
www.ricardonezinho.com.br

ista plástico Marcelo Mascaro