Ismael Pereira Azevedo

O Gênio da Retórica
TRAILLERFILME
  • O GÊNIO DA RETÓRICANasceu em Capela-SE, “A Rainha dos Tabuleiros”, (imponência de uma monarca e bela feito princesa!), de onde saiu aos seis anos de idade.
    Ao se despedir de sua mãe, mel de suas memórias, naquela estação ferroviária, fitou à feição plácida e resignada de sua genitora, como adeus de Tereza, do poeta “Romântico”!
    As águas do rio Japaratuba a deslizarem sobre canaletas sinuosas, a pintura naquela parede da fábrica de tintas, são tempos ditosos e marcantes, vividos pelo menino Ismael.
    Chegou em Aracaju, onde estudou e mergulhou no mundo das Artes- Visuais. Pouco tempo depois, muda – se para o estado da Bahia, onde com bravura, torna – se membro da honrosa Força Aérea Brasileira, uma das grandes mestras de sua vida! Depois de uma extensa primavera na Aeronáutica, retorna à Capital sergipana, desta vez como empresário de marketing das placas luminosas.
    Aqui em Arapiraca, ele chegou nos fervilhantes anos da década de 1960, trazido por uma força gravitacional, advinda do auge econômico da cultura fumageira.
    Na terra de Manoel André, ele voou alto, foi o condor deste azul celeste! Casou, constituiu família, progrediu e viu o seu nome no apogeu da vida pública, sendo vereador e deputado estadual eleito por várias legislaturas.
    Com o dom divinal da arte da retórica, seus discursos são poemas declamados no epicentro cultural de nossas mentes. Retratista de nosso cotidiano, revelou – se um dos maiores pintores deste país. Um artista plástico prendado e realçado de genialidade!
    Existe uma sinergia entre sua história de vida e o voluptuoso crescimento que vem passando esta terra, laureada de notáveis acontecimentos, em uma locomotiva frenética e ininterrupta de uma flâmula colossal!
    Por ter empregado grande parte de sua vida no desenvolvimento deste torrão, Ismael Pereira Azevedo, tornou – se uma das raízes culturais e políticas de Arapiraca.

    FICHA TÉCNICA:

    Idealização e Direção:
    Ricardo Nezinho

    Entrevistado:
    ISMAEL PEREIRA AZEVEDO
    Data de nascimento 01 de outubro de 1940

    Entrevistador:
    Davi Salsa

    Local de Gravação:
    Arapiraca/AL

    Data da Gravação:
    07 de junho de 2018

    Revisão Editorial:
    Davi Salsa

    Historiador:
    José Sandro da Silva

    Produção Executiva:
    Ricardo Nezinho
    Sandro Ferreira
    Aldo CS
    Davi Salsa
    José Sandro da Silva

    Diretor de Produção:
    Aldo CS

    Filmagem e Fotografia:
    Sandro Ferreira

    Edição e Animação:
    Egmar

    Técnico de Som:
    Sandro Ferreira

    Projeto Gráfico:
    Aldo CS

    Colaboradores:
    Isve Cavalcante
    Bruno Nunes
    Suely Mara Lins
    Victor Valentim
    Manoel Angelino
    Fábio Barros

    Projeto Gráfico
    Duende CS

    Trilha de Abertura:
    Marcos Sena
    Jovelino Lima

    Artista Plástico:
    Marcelo Mascaro

    Produtora:
    Raízes de Arapiraca
    www.raízesdearapiraca.com.br
    www.ricardonezinho.com.br

0 comentários