João Simão da Silva

O Eletricista
TRAILLERFILME
  • SINOPSE

Nasceu em Viçosinha, Antiga Lagoa do Rancho, nome este, devido uma lagoa que tinha um frondoso Umbezeiro, que servia de descanso para muitos viajantes que passavam por ali, vindos da região sertaneja, do estado de Pernambuco e de várias regiões da terra de Manoel André, esta expressão foi dada pelos os ciganos. Atualmente, esta comunidade é denominada de Vila de São José.
Logo aos quatro anos mudou – se com familiares para o Brejo, comunidade rural de Coite do Nóia, e lá brincou com seus irmãos e amigos, entre os amigos: Moaci Teófilo, João Ribeiro e outros importantes parceiros de infância: fase marcante da linha da existência! Em sua juventude, as aventuras eram constantes. Chegou a vir de Maceió a Arapiraca a pé, por apenas aventuras, em caminhos chamados varedos estreitos, ladeados por matas virgens, muito comum para época e depois desta viagem Homérica, chega em Arapiraca, trazendo uma pequena bolsa com um pouco de dinheiro, resultado do seu trabalho ao longo de anos, distante de sua família e amigos.
Pouco tempo depois, foi a são Paulo, e conheceu sua esposa, indílio de seu coração. Retornou a esta terra, berço de seu nascimento, onde continuou na construção de sua história no mosaico histórico de Arapiraca.
Aqui, já como carreiro, passava de três dias nas festas da padroeira, às vezes dormia sobre as rústicas bancas de madeira, que se amontoavam nas cercanias do pequenino centro. Naquela época, ele viveu momentos ditosos, ainda vivos no carrocel de suas memórias! Na década de 50, vai trabalhar na prefeitura de Arapiraca, no cargo de eletricista, no governo do Coaraci da Mata Fonseca, segundo o mesmo aprendeu o ofício com o João Leão, seu mestre.
Uma vida espelhada na decência, construída sobre os pilares da retidão, galgada ininterruptamente por uma longa vida!
Homem simples, respeitado e respeitador.
Por ter nascido aqui e ter dado uma forte contribuição para o desenvolvimento desta terra, João Simão da Silva é uma das raízes de Arapiraca.

FICHA TÉCNICA:

Idealização e Direção:
Ricardo Nezinho

Entrevistado:
JOÃO SIMÃO DA SILVA
Data de nascimento 15 de maio de 1928

Entrevistador:
Aldo CS

Local de Gravação:
Vila São José – Arapiraca/AL

Data da Gravação:
07 de julho de 2018

Revisão Editorial:
Davi Salsa

Historiador:
José Sandro da Silva

Produção Executiva:
Ricardo Nezinho
Sandro Ferreira
Aldo CS
Davi Salsa
José Sandro da Silva

Diretor de Produção:
Aldo CS

Filmagem e Fotografia:
Sandro Ferreira

Edição e Animação:
Tony

Técnico de Som:
Sandro Ferreira

Projeto Gráfico:
Aldo CS

Colaboradores:
Isve Cavalcante
Bruno Nunes
Suely Mara Lins
Victor Valentim
Manoel Angelino
Fábio Barros
Igor Nicácio Silva

Projeto Gráfico
Duende CS

Trilha de Abertura:
Marcos Sena
Jovelino Lima

Artista Plástico:
Marcelo Mascaro

Produtora:
Raízes de Arapiraca
www.raízesdearapiraca.com.br
www.ricardonezinho.com.br

Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro

0 comentários