Bernadete Barbosa de Macêdo

A Carismática
TRAILER - EM BREVEFILME

Sinopse

Nasceu no Povoado Barro Vermelho, município de Junqueiro-AL. Filha de Mário Nunes da Silva e Josefa Barbosa de Oliveira, ambos agricultores. Foi criada em um casarão rodeado por alpendres, tendo como claridade a luz natural e a do candeeiro e do lampião. 

Já na infância sempre ia na companhia de familiares rezar o terço, exatamente às dezoito horas, na capelinha de São José, que ficava nas proximidades da sua casa. Quantas lembranças! Que saudades!” Nas festas do padroeiro do recanto, recorda-se da vinda do motor, responsável pela energia elétrica que clareava as noites de festa, do Santo avó de Jesus.

Foi criada em uma casa cheia de irmãos! Todos ajudaram os pais na roça. Nos momentos de folga, brincavam de roda, pula pula, esconde esconde, pular corda, panelada, cozinhar no fogão à lenha, no terreiro das recordações, com suas amigas e amigos, em seu torrão de nascimento. 

A água do consumo da família Bernadete ia buscar com o pote na cabeça, em uma fonte de água cristalina e praticamente mineral!

Ali no Barro Vermelho assistia às homilias de Frei Damião e Frei Fernando. Foi criada uma aviada no amor!

Iniciou os estudos na escola que tem o nome do seu avô paterno, José Nunes da Silva, além de estudar, encenava peças teatrais e declamava poesias. Escapou da palmatória, já que gostava um pouco de estudar!

Aos onze anos de idade veio morar em Arapiraca, na casa de seu tio Zuza Vital, personagem ilustre arapiraquense, idealizador da construção da Igreja de São José, na rua São Pedro, no Alto do Cruzeiro. 

Matriculou-se no Instituto São Luiz. Não apanhou de palmatória, mas bateu! Prosseguiu os estudos no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

No histórico Alto da Boa Vista, atual Bairro Alto do Cruzeiro, participou ativamente das festas culturais da Praça Santa Cruz. Ainda se encanta com as doces recordações do pastoril e das festas de final de ano.

Conheceu seu esposo, Cícero Jair de Macêdo, em uma escola em Arapiraca, logo casaram -se na Capela de São José, em cerimônia realizada pelo Padre José Santana, no ano de 1970.

Depois de formada, foi trabalhar como professora no município de Arapiraca, na gestão do Prefeito Higino Vital. Foi professora no Olho D’água dos Cazuzinhas, logo foi requisitada por Dom Hildebrando Mendes para ser diretora da Escola Pedro Correia das Graças, no Bairro Caititus. Ainda lecionou nas Escolas estaduais: Manoel André e Costa Rêgo. Lecionou durante dez anos no Colégio São Francisco de Assis. Tornou-se uma das maiores educadoras da história de Arapiraca.   

Fundou ao lado de outros arapiraquenses, no ano de 2000, o Lar São Domingos Sávio, que abriga crianças e adolescentes. 

Esposa, mãe, educadora, ministra da Eucaristia da Igreja de São José, uma das grandes mulheres do primeiro centenário da terra de Manoel André. Assim, é Bernadete Barbosa de Macêdo (Professora Bernadete), uma das Raízes de Arapiraca.

Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 17ª Edição | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Arapiraca/AL | Data de Lançamento 15 de outubro de 2023 | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Caio Ceza, Jimmy Gonçalves | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira | Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de Oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Bruno Nunes, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Aldo CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro