SINOPSE
Geraldo Magela Barbosa Pirauá, o procurador de justiça. Nasceu no bairro Castanhola, em Porto Calvo, Alagoas, plaga que é uma pintura natural com todos os elementos pigmentados pelas nuances advindas da natureza.
A infância é uma tela imaginária, pintada e vivida. É um quadro lindíssimo da existência, mesmo quando esta não detinha muita intensidade devido às dificuldades de uma época inesquecível que o levava rumo ao desconhecido. Hoje, vê-se que foi uma batalha épica, vencida depois de muitas lutas. Não faltou o amor de sua mãe e demais parentes. Os banhos de rio, estudos e o triste clarão naquele romper da noite ao velar seu genitor, naquele fatídico momento, são lembranças marcantes em suas memórias.
Provedor do Hospital Regional Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho, Geraldo Magela tem uma dedicação e grande história de amor a este hospital. Atendimento humanizado, apesar das dificuldades financeiras quase sempre enfrentadas, dando um show de administração, bem como seus abnegados servidores. Desde sua fundação, em 1954, a instituição ganhou mais intensidade sob a sua maestria.
A justiça justa é o eixo da justiça. Justiça humana e imparcial é o cerne de uma democracia forte e praticamente inquebrantável. São estes e outros pilares trazidos como cartilha da humana constituição brasileira e operada pelo procurador de justiça Magela Pirauá.
Recebeu o diploma de cidadão de Arapiraca em 1984, pelos relevantes serviços prestados a este município. Recebeu a maior honraria da cidade, a Comenda Manoel André, ofertada pela Câmara Municipal de Arapiraca no ano de 2000. Para ele, felicidade é a capacidade de enfrentar as vicissitudes da vida.
Esposo, pai, securitário, bancário, advogado, promotor de justiça, procurador de justiça, corregedor de justiça, administrador hospitalar, professor da cátedra do Direito Penal, jurista, escritor, contista, cronista, membro da Associação Nacional de Escritores, palestrante, rotariano, membro do Conselho de Segurança Pública estadual, blogueiro, prodígio da decência, entre outros incontáveis predicativos. Ser emanado de cultura, filho gentil desta sua segunda terra. Um saber que abre caminhos em processos transformativos. Assim, Geraldo Magela Barbosa Pirauá tornou-se uma das raízes de Arapiraca.
FICHA TÉCNICA
Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 5ª Edição | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Arapiraca/AL | Data de Lançamento 17 de outubro de 2021 | | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Davi Salsa | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira | Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Bruno Nunes, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Duende CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro.