Maria Diomar Cruz de Morais

A Pediatra
TRAILER - EM BREVEFILME

Sinopse

Nasceu na Fazenda Canabrava, cidade de Mauriti- CE. Este recanto, da histórica lagoa da Quichese, das palmeiras imponentes, da Igreja da Imaculada Conceição, construída pelos Cartaxos, ainda no final do século XIX, dos engenhos de seus ascendentes, além de um rico solo. Foi nesta atmosfera de bela natureza e de ricas histórias que a menina Diomar viveu! 

Quando a noite chegava, a luz do velho candeeiro era o alento, além de uma fogueira no terreiro para espantar o frio e clarear da escuridão, naqueles saudosos momentos em Mauriti. Muitas vezes ficava ali a contemplar a luz da lua e das estrelas, a pedido de seu pai.

O Engenho Santa Tereza foi a origem de seus pais, José Antônio da Cruz e Terezinha Macêdo Cruz. Viveu em casa grande, feita por seu pai. Entre as plantações de cana, feijão, algodão, milho, nas imensas áreas da fazenda, que também era seccionada para criação de gado.

As brincadeiras de infância se davam no entorno da casa de sua natalidade, na estrada de chão de terra batida. Era livre para correr, andar a cavalo, “fazer pega” , tomar banho de chuva, mergulhar no açude, sentir o cheiro delicioso do caldo da cana, se transformando em rapadura, no engenho de sua infância, riquíssima em acontecimentos sadios, próprios desta fase em flor. 

Sua mãe era dona de casa, e incentivou aos filhos a estudar, a desenvolver o intelecto! As primeiras letras e números foram ensinados por uma tia, ali mesmo na fazenda, logo aos cinco anos de idade foi morar na área urbana da cidade para estudar, na Escola Normal Rural de Mauriti, onde ficou durante três anos, e continuou os estudos interna, no Colégio Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Barbalha. Prosseguiu seus estudos em Brejo Santo. Já na infância decidiu ser médica. Partiu para o Crato, para fazer o científico e o pedagógico, indo para o Recife, para cursar medicina. 

Em 1972, conheceu Raimundo Cleodízio Dantas de Morais, em uma festa de carnaval, e iniciou o namoro, com o passar dos anos, casaram – se, e vieram morar em Arapiraca. 

Ao chegar recebe o convite do Doutor Dijaci para trabalhar no Hospital Afra Barbosa, que nesta época, funcionava na rua Lúcio Roberto, Centro de Arapiraca. Montou um consultório na rua Monsenhor Macêdo, também trabalhou na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima por quase meio século. Uma das mais talentosas médicas pediatras de Arapiraca. 

Esposa, mãe, professora por formação, médica pediatra, uma das mais destacadas mulheres, deste solo! Assim, Maria Diomar Cruz de Morais, tornou-se uma das Raízes Médicas de Arapiraca.

Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 17ª Edição | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Arapiraca/AL | Data de Lançamento 15 de outubro de 2023 | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Caio Ceza, Jimmy Gonçalves | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira | Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de Oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Bruno Nunes, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Aldo CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro