Sebastiana Vieira Monteiro

A Lojista e a Praça Manoel André
TRAILER - EM BREVEFILME

Sinopse

Nasceu em Canudos, atual cidade de Belém-AL. Uma Infância boa. Saltar corda, pular amarelinha (aviãozinho), brincar de boneca de pano, trabalhar na roça. Brincou demais além de correr no espaço imenso rural de sua saudosa infância. O trabalho desde cedo, os estudos com a professora Otacília Marques da Silva, irmã do Deputado Marques da Silva, e o colega de classe Aurélio de tradicional família do recanto, que viria a ser seu esposo, além dos ensinamentos de seu pai e sua mãe, fazem parte das suas lembranças.

Ia a roça, mas era um pouco sem coragem para enfrentar a dureza da labuta rural. Dormir era o que Sebastiana mais gostava de fazer, diz sorrindo. Ainda aprendeu à costurar e a fazer croché.  Aos doze anos de idade já iniciou como administradora de uma padaria e mercearia, que seu pai comprara para a jovem Sebastiana, assim, foi tomando gosto pelo balcão de comércio.

Em 1961 veio morar em Arapiraca, começou a costurar e a negociar em bancas de madeira nas feiras da região, principalmente na centenária feira de Arapiraca. Foram anos a fio negociando a céu aberto, mas sempre ao lado do seu Aurélio. Logo, com o passar do tempo, alugou um imóvel de Adalberto Rocha e Alírio Rocha,  situado  na Quadra de Manoel André, também denominada Rua do Comércio, atual praça que leva o nome de um dos principais fundadores da estrela radiosa. Ali também, serviu como sua morada e por anos foi comércio de sucesso esplendoroso, iniciando como armarinho de utilidades denominado Santa Quitéria,  depois se transformando em um mini shoppinhg center, pois vendia vestido de noiva,  terno requintados,  chapéus para cavalheiros e vestimentas de graciosas damas, além de uma infinidade de utensílios e presentes. Com o passar do tempo, ela adquiriu o prédio, que outrora pertenceu a matriarca da família Rocha. Ali ela trabalhou e morou durante trinta e três anos. Montou uma loja de aluguéis de vestidos de noiva, e vestimentas em geral para bailes, formaturas e festas em geral, que funcionou na Avenida Ceci Cunha, antiga Avenida do Futuro, batizada de Center Noiva e Aluguéis de Roupas Santa Quitéria.

O canto dos pássaros, a coalhada fria, misturada com açúcar, o bloco de carnaval do maestro Nelson Palmeira, em frente a sua loja, os bailes do Clube dos Fulmicultores, os carnavais, a fonte luminosa da Praça Marques, o pequeno centro de outrora da cidade, sua clientela antiga… são recordações felizes.

Esposa, mãe, costureira, bordadeira, administradora de padaria e mercearia, lojista histórica da Praça Manoel André, além de outros empreendimentos. Assim, Sebastiana Vieira Monteiro, tornou-se uma das Raízes empresariais de Arapiraca.

Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 12ª Edição  | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Arapiraca/AL | Data de Lançamento 19 de junho de 2022 | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Caio Ceza, Jimmy Gonçalves | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira |  Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de Oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Bruno Nunes, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Aldo CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro