SINOPSE
Tarcísio Aureliano Nunes, o memorável rotariano, nasceu no Largo Dom Fernando Gomes, antigo encontro das ruas Manoel Leão da Silva e 30 de Outubro. Ali mesmo, ele brincou de bola e adentrava nas casas dos vizinhos livremente, dada a liberdade, a amizade entre as pessoas e a felicidade da infância.
Da época do forró pé de serra, restam as lembranças das brincadeiras ao lado de seu pai, Elísio Nunes da Silva, um de seus grandes amigos e inspiração de sua trajetória. Seu pai partiu ainda jovem, deixando-lhe imensas lições de vida e uma nostálgica saudade.
Estudou no Instituto São Luís, no Adriano Jorge e no Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho, além de passar um período no internato de frades franciscanos em Bom Conselho. Membro da UESA, foi um jovem atento e engajado nos movimentos de sua época. Ele recorda as festas com guerreiros trazidos por Benjamin Freire de Amorim, o “Seu Beijo”, um entre muitos de seus vizinhos queridos, além de uma legião de ilustres moradores que construíram grande parte da história de Arapiraca.
Ficaram guardadas em suas memórias as cornetas do serviço de som do Cine Trianon, anunciando a morte de Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954.
Na vida profissional, administrou a Eletrônica Rio Branco e a Gráfica Rio Branco. Foi fumicultor e sócio-fundador da indústria de plásticos Ciplasa, ao lado de outros gigantes do empreendedorismo como José Alexandre dos Santos, José Levino e Louro do Feijão.
Rotariano por várias décadas, foi um homem de vanguarda, atento aos caminhos do progresso. Descendente dos primeiros povoadores de Arapiraca, os Nunes de Craíbas dos Nunes, era filho de Angelina Aureliano e neto de João Francisco Aureliano, fundador da Vila Bananeira em 1920. Foi também primo-sobrinho do rábula Francolino Ernesto de França, um dos maiores vultos de nossa história.
Esposo, pai, amigo e empresário, dedicou uma vida inteira ao incomensurável crescimento de Arapiraca. Assim, Tarcísio Aureliano Nunes consolidou-se como uma das raízes de Arapiraca.
FICHA TÉCNICA
Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 7ª Edição | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Arapiraca/AL | Data de Lançamento 17 de outubro de 2021 | | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Caio Ceza, Jimmy Gonçalves | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira | Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de Oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Bruno Nunes, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Duende CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro.